Transporte aéreo estratégico militar en las operaciones militares modernas

  1. Delgado Morán, Juan José
  2. Jiménez Reina, Jonnathan
  3. Jiménez Reina, Roger
Revue:
Ciencia y poder aéreo

ISSN: 2389-9468 1909-7050

Année de publication: 2019

Titre de la publication: Enero - Junio

Volumen: 14

Número: 1

Pages: 114-147

Type: Article

DOI: 10.18667/CIENCIAYPODERAEREO.625 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

D'autres publications dans: Ciencia y poder aéreo

Résumé

Devido à urgência das Operações Militares Modernas, as forças precisam de um meio que as projete em tempos relativamente curtos, em que a Capacidade Estratégica de Transporte Aéreo Militar adquira um papel preponderante. Além disso, é importante destacar a influência da tecnologia no ámbito aéreo, o que permitiu que a capacidade de carga e passageiros fosse cada vez maior e com menos servidões terrestres. Claramente, a projeção de forças pode ser realizada por outros meios de locomoção, mas a velocidade e o aumento gradual dos estoques de carga, façam com que o ambiente aéreo possa fornecer às forças da mobilidade e a flexibilidade necessárias nos conflitos atuais. É por isso que a presente investigação visa fornecer uma análise da importância e implicações da capacidade do Transporte Aéreo Estratégico Militar nas Operações Militares Modernas.

Références bibliographiques

  • Aeronáutica Civil. (2016). Misión, visión y objetivos. Recuperado de: http://www.aerocivil.gov.co/aero-civil/mision
  • AIRBUS. (2018). C-295. Recuperado de: http://www.airbus.com/defence/c295.html
  • Ardila, C., y Cubides, J. (2017). Política pública de seguridad en Colombia frente a la convergencia y las nuevas amenazas. En C. Ardila, & V. Torrijos (Eds.), Políticas públicas de seguridad y defensa: herramientas en el marco del post- conflicto en Colombia (pp. 23-56). Bogotá: Escuela Superior de Guerra.
  • Bolkcom, C. (2004). Military Airlift: C-17 Aircraft Program. Recuperado de: http://www.dtic.mil/dtic/tr/fulltext/u2/a435617.pdf.
  • Broaddus, A., Litman, T. y Menon, G. (2009). Gestión de la Demanda de Transporte. Madrid. Recuperado de: http://oa.upm.es/5776/1/ INVE_MEM_2009_72861.pdf.
  • Comando de Transporte de los Estados Unidos. (2018). USTRANSCOM, 2018. Recuperado de: https://www.ustranscom.mil/cmd/aboutustc.cfm.
  • Departamento Nacional de Planeación. (2008). Adquisición Aviones de Transporte. Bogotá: Fuerza Aérea. Recuperado de: https://spi.dnp.gov.co/App_Themes/SeguimientoProyectos/ResumenEjecutivo/0046001860000.pdf
  • EATC. (2018). European Air Trans- port Command, 2018. Recuperado de: https://eatc-mil.com/en/who-we-are/the-eatc
  • El tráfico de carga aérea crece un 12% en Europa durante 2017. (31 de enero de 2018). El Vigía. Recuperado de: http://elvigia.com/el-trafico-de-carga-aerea-crece-un-12-en-europa-durante-2017
  • Esquivel, R. (2015). La Fuerza Aérea Colombiana y el cese del conflicto armado (1998-2015). Revista Científica General José María Córdova, 14(17), pp. 377-401. Recuperado de: http://www.scielo.org.co/pdf/recig/v14n17/v14n17a14.pdf; https://doi.org/10.21830/19006586.18
  • Fuerza Aérea Colombia. (2018). Logros FAC 2006-2018 y Retos FAC 2018. Recuperado de: https://www.justiciamilitar.gov.co/irj/go/ km/docs/Mindefensa/Documentos/descargas/Sobre_el_Ministerio/RendicionCuentas/2018/FAC/ LogrosFAC2018.pdf
  • Fuerza Aérea Colombiana. (s.f.). Historia FAC. Recuperado de: https://www.disanfac.mil.co/historia-fac
  • Gómez, Á. (2009). Transporte estratégico en la OTAN: opciones de futuro. ISSN 0213-6864. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3211020
  • Haulman, D. (2002). Intertheater airlift challenges of operation enduring freedom. Air Force Historical Research Agency. Recuperado de: http://www.afhra.af.mil/Portals/16/documents/Studies/AFD- 070912-039.pdf.
  • Hernández, F. (1999). La proyección de Fuerzas: el transporte estratégico. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4625834. pdf
  • Hobbes, T. (1980). Leviatán: o la materia, forma y poder de una república eclesiástica y civil. México: Fondo de Cultura Económica.
  • Hogg. J. R. (2000). Reinforcing crisis areas. Joint Force Quarterly, Summer.
  • Martin, L. (2015). C-130 Hércules. Recuperado de: https://www.lockheedmartin.com/content/dam/lockheed/data/aero/documents/c130brochure/C130BrochureFinal2015.pdf
  • Martin, L. (2018). C-5 GALAXY, 2018. Recuperado de: https://www. lockheedmartin.com/content/dam/lockheed-martin/aero/documents/c5/c5_product_card_m11-1132343a.pdf
  • Martínez, F. R. (2003). Proyección de la Fuerza: una necesidad actual. Recuperado de https://dialnet. unirioja.es › descarga › articulo
  • MCCE. (2018). Movement Coordination Centre Europe, 2018. Recuperado de: http://mcce-mil.com/
  • Mihalik, S. (2000). Retos al Transporte Aéreo Estratégico de la USAF y C2. Escuela Superior de las FAS.
  • Military Factory. (2018a). C-235, 2018. Recuperado de: https://www.militaryfactory.com/air-craft/detail.asp?aircraft_id=1018.
  • Military Factory. (2018b). FIAT - G - 222, 2018. Recuperado de: https://www.militaryfactory.com/air-craft/detail.asp?aircraft_id=428.
  • Military-Today. (s.f.). C-160 Transall. Recuperado de: http://www.military-today.com/aircraft/tran-sall_c160.htm
  • NATO Support and Procurement Agency. (2018). NATO Airlift Management Programme, 2018. Recuperado de: http://www.nspa.nato. int/en/organization/NAMP/home.htm
  • NATO Support and Procurement Agency. (2018). StrategicAirlift-Capability, 2018. Recuperado de: http://www.nspa.nato.int/en/organization/NAMP/sac.htm
  • Navarro, J. (2013). La situación actual del Transporte táctico y estratégico aéreo. Tecnología militar, 35(2), 44 - 48.
  • Navarro, V. (2011). European Air Transport Command: ¿hacia unas Fuerzas armadas europeas? Recuperado de: file:///C:/Users/ce-seden/Documents/SCHIAFFINO/ MATERIAS/6-METODOLOGÍA DE LA INVESTIGACIÓN/BIBLIOGRAFÍA/DIEEEO14_2011EATC.pdf
  • Nozick, R. (1988). Anarquía, Estado y utopía. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
  • Organización del Tratado del Atlántico Norte. (2018). Strategic Airlift Interim Solution (SALIS), 2018. Recuperado de: https://www.nato.int/cps/ic/natohq/topics_50106.htm
  • Pérez, M. (2004). Las Operaciones Especiales en Operaciones Reales. Afganistán. Madrid. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/ descarga/articulo/4580081.pdf
  • Prat, P. (2004). 'Adecuación de las tecnologías del Transporte para la Defensa'. En: Universidad Politénica de Madrid (ed.). El Transporte Aéreo. Madrid: UPM, pp. 97-118. doi:M-41674-2006.
  • Real Fuerza Aérea Canadiense. (s.f.). Maple Flag. Recuperado de: https://www.airforce.gov.au/ news-and-events/events/exercises/maple-flag
  • Robert, T., Lynch, K. y Drew, J. (2004). Supporting Air and Space Expeditionary Forces. Editedby RAND. Santa Mónica: RAND. Recuperado de: http://www.rand.org/
  • Sánchez, A. (2006). La historia de la historia de la caricatura. Jornada. Recuperado de: http://www. jornada.unam.mx/2006/10/22/sem-agustin.html.
  • Santé, J. (2014). Movimiento Y Transporte. Tendencias, Modelos, Evolución. España, Y El Movimiento Y Transporte Militar. Madrid. Recuperado de: http://www.ieee.es/Galerias/fichero/docs_opinion/2014/DIEEEO49-2014_TransporteyMovilidad_PanchoSante. pdf.