Variables motivacionales predictoras de las barreras para la práctica de ejercicio físico en adolescentes

  1. Samperio, J. 1
  2. Jiménez-Castuera, R. 1
  3. Lobato, S. 1
  4. Leyton, M. 1
  5. Claver, F. 1
  1. 1 Universidad de Extremadura
    info

    Universidad de Extremadura

    Badajoz, España

    ROR https://ror.org/0174shg90

Revista:
Cuadernos de psicología del deporte

ISSN: 1578-8423 1989-5879

Ano de publicación: 2016

Volume: 16

Número: 2

Páxinas: 65-76

Tipo: Artigo

Outras publicacións en: Cuadernos de psicología del deporte

Resumo

No presente trabalho realizou-se uma predição das barreiras para a prática de exercício físico em 356 adolescentes, com idades compreendi- das entre os 11 e os 17 anos (M = 13,56; DP = 1,39), empregando como mar- co teórico o modelo hierárquico da motivação de Vallerand, onde através de questionários se mediu: a perceção do clima motivacional que implica à tarefa dos pais, a crença incremental de habilidade, a necessidade de com- petência, a motivação intrínseca e as barreiras para a prática de exercício físico. O modelo de equações estruturais mostrou que a perceção do clima motivacional que implica à tarefa dos pais predizia positivamente a crença incremental, esta por sua vez, predizia de forma positiva a necessidade de competência, onde tal mediador prediz positivamente a motivação intrín- seca e, por último, a motivação mais auto-determinada predizia de forma negativa as barreiras para a prática de exercício físico. Das conclusões alcan- çadas neste trabalho, são de destacar a relevância de fomentar a necessidade psicológica básica da competência para reduzir o número de barreiras per- cebidas pelos sujeitos no momento de praticar exercício físico e, como con- sequência, evitar o abandono da prática físico-desportiva dos adolescentes

Referencias bibliográficas

  • Almagro, B. J., Saénz-López, P., González-Cutre, D., y Moreno-Murcia, J. A. (2011). Clima motivacional percibido, necesidades psicológicas y motivación intrínseca como predictores del compromiso deportivo en adolescentes. Revista Internacional de Ciencias del Deporte, 25(7), 250-265.
  • American College of Sports Medicine (2000). ACSM´s guidelines for exercise testing and prescription (6th ed.). Philadelphia, PA: Lippincott, Williams, y Wilkins.
  • Ames, C. (1992). Achievement goals, motivational climate, and motivational processes. En G. C. Roberts (Ed.), Motivation in sport and exercise (pp. 161-176). Champaign, IL: Human Kinetics.
  • Anderson, J. C., y Gerbing, D. W. (1988). Structural equation modeling in practice: A review and recommended two-step approach. Phychological Bulletin, 103, 411-423.
  • Ato, M., López, J. J., & Benavente, A. (2013). Un sistema de clasificación de los diseños de investigación en psicología. Anales de psicología, 29(3), 1038-1059.
  • Azorín, F., & Sánchez-Crespo, J. L. (1986). Métodos y aplicaciones de muestreo. Madrid: Alianza Universidad.
  • Balaguer, I., Castillo, I., y Duda, J. L. (2008). Apoyo a la autonomía, satisfacción de las necesidades, motivación y bienestar en deportistas de competición: Un análisis de la teoría de la autodeterminación. Revista de Psicología del Deporte, 17, 123-139.
  • Bentler, P. M. (1995). EQS structural equations program manual. Encino, C.A: Multivariate Software.
  • Biddle, S. J. H. (1999). Motivation and perceptions of control: Tracing its development and plotting its future in exercise and sport psychology. Journal of Sport and Exercise Psychology, 21, 1-23.
  • Biddle, S. J. H., Wang, C. K. J., Chatzisarantis, N. L. D., y Spray, C. M. (2003). Motivation for physical activity in Young people: entity and incremental beliefs about athletic ability. Journal of Sports Sciences, 21, 973-989.
  • Byrne, B. M. (2001). Structural equation modeling with Amos: Basic concepts, applications, and programming. Mahwah, NJ: Erlbaum.
  • Cairney, J., Veldhuizen, S., Kwan, M., Hay, J., y Faught, B. E. (2014). Biological Age and Sex-Related Declines in Physical Activity during Adolescence. Medicine and Science in Sports and Exercise, 46(4), 730- 735.
  • Capdevila, L. (2005). Actividad física y Salud. Barcelona, España: Miracle.
  • Cecchini, J. A., González, C., Carmona, A. M., y Contreras, O. (2004). Relaciones entre clima motivacional, la orientación de meta, la motivación intrínseca, la auto-confianza, la ansiedad y el estado de ánimo en jóvenes deportistas. Psicothema, 16, 104-109.
  • Cervelló, E. M. (1996). La motivación y el abandono deportivo desde la perspectiva de las metas de logro. Tesis Doctoral. Universidad de Valencia. Valencia.
  • Consejo Superior de Deporte, Fundación Alimentum, y Fundación Deporte Joven (2011). Los hábitos deportivos de la población escolar en España. Plan A+D. Recuperado de http://www.planamasd.es/programas/escolar
  • Deci, E. L., y Ryan, R. M. (1991). A motivational approach to self: Integration in personality. En R. Dienstbier (Ed.), Nebraska symposium on motivation: Vol. 38. Perspectives on motivation (pp. 237-288). Lincoln: University of Nebraska Press.
  • Deci, E. L., y Ryan, R. M. (2000). The ‘‘what’’ and ‘‘why’’ of goal pursuits: Human needs and the self-determination of behavior. Psychological Inquiry, 11, 227 – 268. Doi:10.5232/ricyde2011.02501http://www. cafyd.com/REVISTA/02501.pdf
  • Escartí, A., y Gutiérrez, M. (2006). Influencia de padres y profesores sobre las orientaciones de meta de los adolescentes y su motivación intrínseca en educación física. Revista de psicología del deporte, 15(1), 23-35.
  • Fernández, J., Ruiz, G., Martínez, A., Rivas, S., y Casado, R. (2013). La influencia parental en la motivación y participación de los alumnos en actividades físico-deportivas en edad escolar. Revista Digital de Educación Física, 20. Consultado el 12 de febrero de 2014, en http://emasf. webcindario.com
  • García-Calvo, T., Cervelló, E., Jiménez, R., Iglesias, D., y Moreno, J. A. (2010). Using self-determination theory to explain sport persistence and dropout in adolescent athletes. The Spanish Journal of Psychology, 13(2), 675-682.
  • García-Calvo, T., Sánchez, P. A., Leo, F. M., Sánchez, D., y Amado, D. (2012). Análisis del grado de diversión e intención de persistencia en jóvenes deportistas desde la perspectiva de la teoría de la autoderminación. Revista de Psicología del Deporte, 21(1), 7-13.
  • González-Cutre, D., Sicilia, A., y Fernández, A. (2010). Hacia una mayor comprensión de la motivación en el ejercicio físico: Medición de la regulación integrada en el contexto español. Psicothema, 22, 841-847.
  • Guillet, E., Sarrazin, P., Carpenter, P., Troullioud, D., y Cury, F. (2002). Predicting persistence or withdrawal in female handballers with Social Exchange Theory. International Journal of Sport Psychology, 37, 92-104.
  • Hershberger, S. L. (2006). The problem of equivalent structural models. En G.R. Hancock, y R.O. Mueller (Eds.), Structural equation modeling: a course (pp.13-42). Greenwich, CT: Information Age Publishing.
  • Hu, L., y Bentler, P. M. (1999). Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: Conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling, 6, 1-55.
  • Hudson J. L., Pope H. G., & Glynn R. J. (2005). The cross-sectional cohort study: an underutilized design. Epidemiology, 16, 355–359.
  • Kahn, J. A., Huang, B., Gillman, M. W., Field, A. E., Austin, S. B., Colditz, G. A., y Frazier, A. L. (2008). Patterns and determinants of physical activity in US adolescents. Journal of Adolescent Health, 42(4), 369-377.
  • Kilpatrick, M., Hebert, E., y Jacobsen, D. (2002). Physical activity motivation. A practitioner’s guide to self-determination theory. Journal of Physical Education, Recreation and Dance, 74(4), 36-41.
  • Kline, R. B. (2011). Principles and practice of structural equation modeling (3rd Ed.). New York, NY: The Guilford Press.
  • Kotan, Ç., Yaman, Ç., y Hergüner, G. (2009). The effects of school and family factor son sports activities for sports students in primary schools: a case study of Sakarya. Beden Egitimi ve Spor Bilimleri Dergisi, 3(1), 49-58.
  • Levy, J. P. & Varela, J. (2006). Modelización con estructuras de covarianzas en Ciencias Sociales. La Coruña: Netbiblo, S.L.
  • Li, W, y Lee, A. (2004). A review of conceptions of ability and related motivational constructs in achievement motivation. Quest, 56, 439- 461.
  • Li, W., Lee, A. M., y Solmon, M. A. (2005). Relationships among dispositional ability conceptions, intrinsic motivation, perceived competence, experience, persistence, and performance. Journal of Teaching in Physical Education, 24, 51-65.
  • Lim, B. S. C., y Wang, C. K. J. (2009). Perceived autonomy support, behavioural regulations in physical education and physical activity intention. Psychology of Sport and Exercise, 10, 52-60.
  • Lonsdale, C., Sabiston, C. M., Raedeke, T. D., Ha, A. S. C., y Sum, R. K. W. (2009). Self-determined motivation and students` physical activity during structured physical education lessons and free choice periods. Preventive Medicine, 48, 69-73.
  • Moreno, J. A., y Cervelló, E. M. (2010). Motivación en la actividad física y el deporte. Sevilla: Wanceulen.
  • Moreno, J. A., Cervelló, E. M., Martínez, A., y R. Moreno (2013). Validación de la Escala de Creencias Implícitas de habilidad (CNAAQ-2) al contexto español. Diferencia según la práctica físico-deportiva. Revista Internacional de Ciencias del Deporte, 9(32), 100-113.
  • Moreno, J. A., Cervelló, E. M., y Martínez, A. (2007). Measuring self‐ determination motivation in a physical fitness setting: validation of the Behavioral Regulation in Exercise Questionnaire‐2 (BREQ‐2) in a Spanish sample. The Journal of Sport Medicine and Physical Fitness, 47(3), 366‐378.
  • Moreno, J. A., y González-Cutre, D. (2006a). A permanencia de practicantes em programas aquáticos baseada na Teoría de Autodeterminação. Fitness & Performance Journal, 5, 5-10.
  • Moreno, J. A., y González-Cutre, D. (2006b). El papel de la relación con los demás en la motivación deportiva. En A. Díaz (Ed.), VI Congreso Internacional de Educación Física e Interculturalidad. La integración a través del deporte. Murcia: ICD.
  • Moreno, J. A., López de San Román, M., Martínez-Galindo, C., Alonso, N. y González-Cutre, D. (2008). Peers´ influence on exercise enjoyment: A self-determination theory approach. Journal of Sport Science and Medicine, 7, 23-31.
  • Moreno, J. A., Sicilia, A., González-Cutre, D., y Cervelló, E. (2006). Creencias implícitas de habilidad en la actividad física y el deporte. European Journal of Human Movement, 17, 55-68.
  • Morose, A. J., Anderson-Butcher, D., Flesch, S., y Klinefelter, L. (2005). Perceived motivational climate and self-determined motivation in male and female high school athletes. Research Quarterly for Exercise and Sport, 76, A96-A97.
  • Nicholls, J. G. (1984). Achievement motivation: Conceptions of ability, subjective experience, task choice, and performance. Psychological Review, 91, 328-346.
  • Niñerola, J., Capdevila, L. I., y Pintanel, M. (2006). Barreras percibidas y actividad física: el autoinforme de barreras para la práctica de ejercicio físico. Revista Psicología del Deporte, 15(1), 53-69.
  • Ntoumanis, N. (2005). A prospective study of participation in optional school physical education using a self-determination theory framework. Journal of Educational Psychology, 93(3), 444-453.
  • Ommundsen, Y. (2001). Students’ implicit theories of ability in physical education classes: The influence of the motivational aspects of the learning environment. Learning Environments Research, 4(2), 139-158.
  • Pate, R. R., Freedson, P. S., Sallis, J. F., Taylor, W. C., Sirard, J., y Trost, S. G. (2002). Compliance with physical activity guidelines: Prevalence in a population of children and youth. Annuals of Epidemiology, 12(5), 303-308.
  • Ryan, R. M. (1991). The nature of the self in autonomy and relatedness. En J. Strauss, y G.R. Goethals (Eds.), The self: Interdisciplinary approaches (pp. 208-238). New York: Springer-Verlag.
  • Ryan, R. M., y Deci, E. L. (2000). Self-determination theory and the facilitation on intrinsic motivation, social development, and wellbeing. American Psychologist, 55, 68-78.
  • Sánchez, J. M., y Núñez, J. L. (2007). Análisis preliminar de las propiedades psicométricas de la versión española de la Escala de Necesidades Psicológicas Básicas en el Ejercicio Físico. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 2(2), 83-92.
  • Serra, J. R. (2008). La actividad física en la población adolescente de la provincia de Huesca. (Tesis de doctorado, Universidad de Zaragoza). Recuperado de http://zaguan.unizar.es/record/1903/files/TUZ_0027_ serra_factor.pdf
  • Sicilia, A., Águila, C., González-Cutre, D., y Moreno-Murcia, J. A. (2011). Factores motivacionales y experiencia autotélica en el ejercicio físico: propuesta de un modelo explicativo. Universitas Psychologica, 10(1), 125-135.
  • Sproule, J., Wang, J., Morgan, K., y McNeal, M. (2007). Effects of motivational climate in Singaporean Physical Education lessons on intrinsic motivation and physical activity intention. Personality & Individual Differences, 43(5), 1037-1051.
  • Standage, M., Duda, J. L., y Ntoumanis, N. (2006). Students’ motivational processes and their relationship to teacher ratings in school physical education: A self-determination theory approach. Research Quarterly for Exercise and Sport, 77, 100-110.
  • Taylor, I., Ntoumanis, N., Standage, M., y Spray, C. (2010). Motivational predictors of physical education students’ effort, exercise intentions, and leisure-time physical activity: A multilevel linear growth analysis. Journal of Sport and Exercise Psychology, 32, 99-120.
  • Telama, R. (2009). Tracking of Physical Activity from Childhood to Adulthood: A Review. Obesity Facts, 2(3), 187-195.
  • ThØgersen-Ntoumani, C., y Ntoumanis, N. (2006). The role of selfdetermined motivation in the understanding of exercise-related behaviours, cognitions and physical self-evaluations. Journal of Sports Sciences, 24(4), 393-404.
  • Vallerand, R. J. (1997). Toward a Hierarchical Model of Intrinsic and Extrinsic Motivation. En M.P. Zanna (Ed.), Advances in experimental social psychology (Vol. 29, pp. 271-360). New York, San Diego: Academic Press.
  • Vlachopoulos, S. P., y Michailidou, S. (2006). Development and Sitial Validation of a Measure of Autonomy, Competent, and Relatedness in Exercise: The Basic Psychological Needs in Exercise Scale. Measurement in Physical Education and Exercise Science, 10(3), 179-201.
  • Wang, C. K. J., Chatzisarantis, N. L. D., Spray, C. M., y Biddle, S. J. H. (2002). Achievement goal profiles in school physical education: Differences in self-determination, sport ability beliefs, and physical activity. British Journal of Educational Psychology, 72, 433-445.
  • Wang, C. K. J., y Biddle, S. J. H. (2001). Young people’s motivational profiles in physical activity: A cluster analysis. Journal of Sport and Exercise Psychology, 23, 1-22.
  • Weiss, M. R., Amorose, A. J., y Wilko, A. M. (2009). Coaching behaviors, motivational climate, and psychosocial outcomes among female adolescent athletes. Pediatric Exercise Science, 21, 475-492.
  • Wilson, P. M., Rodgers, W. M., Loitz, C. C., y Scime, G. (2006). “It’s who I am … really!” The importance of integrated regulation in exercise contexts. Journal of Applied Biobehavioral Research, 11, 79-104.