Aplicaciones digitales para la inclusión. El proyecto europeo DEPIT

  1. Colás-Bravo, Pilar 1
  2. Giuseppe Rossi, Pier
  3. de Pablos-Pons, Juan
  4. Conde-Jiménez, Jesús
  5. Villaciervos Moreno, Patricia
  1. 1 Universidad de Sevilla. España.
Revue:
Revista de Comunicación de la SEECI

ISSN: 1576-3420

Année de publication: 2019

Número: 50

Pages: 169-192

Type: Article

DOI: 10.15198/SEECI.2019.50.169-192 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

D'autres publications dans: Revista de Comunicación de la SEECI

Résumé

Nesta aportação se propõe a relevância da personalização e à inclusão como aspectos chave da planificação do ensino e se incide na idoneidade das tecnologias para apoiar esta perspectiva. Se apresenta e avalia desde a perspectiva do professorado, o potencial da ferramenta DEPIT (Designing for Personalization and Inclusion with Technologies) cuja finalidade e apoiar a planificação e programação docente, atendendo a inclusão e personalização. Colhendo informação do professorado sobre sua atitude com DEPIT, assim como sobre sua utilidade na práxis docente.  O valor aplicado do DEPIT se consegue através de um fórum de discussão. A analises quantitativa dos dados estudados mediante o programa estatístico SPSS v.24, identifica atitudes positivas do professorado em relação ao uso de ferramentas digitais para elaborara a programação docente. A analises qualitativa, realizada mediante o programa Atlas.Ti V.8, registra aspectos que os docentes avaliam da aplicação DEPIT, entre outros: “adaptação e versatilidade a contextos educativos diversos” “Facilita a interação e a comunicação” e “potência a liberdade, independência e autonomia”. Dos resultados obtidos se conclui que o professorado assume uma atitude proativa e positiva para a incorporação de ferramentas tecnológicas para sua docência e põe em valor o potencial do DEPIT para programação docente.

Références bibliographiques

  • Bauman, Z. (2018). Generación líquida: Transformaciones en la era 3.0. Barcelona: Editorial Planeta.
  • Berthoz, A. (2011). Simplexité. Paris: Odile Jacob.
  • Bosada, M. (2018). El reto de personalizar el aprendizaje con ayuda de las TIC, Educaweb. Recuperado de https://www.educaweb.com/noticia/2018/05/31/reto-personalizar-aprendizaje-ayuda-tic-18489/
  • Caminal, A. y Puigcerver, M. (2017). Diseños de campus virtual: descripción de la oferta actual en la enseñanza de las ciencias experimentales y su influencia en el uso por parte del alumnado universitario, Diddacticae, (2), 119-133. doi: https://doi.org/10.1344/did.2017.2.119-133
  • Cubeles, A. & Riu, D. (2018). The effective integration of ICTs in universities: the role of knowledge and academic experience of professors, Technology, Pedagogy and Education, 27(3), 339-349. doi: https://doi.org/10.1080/1475939X.2018.1457978
  • De Pablos, J.; Colás, P.; López, A. & García, I. (2019). Uses of digital platforms in Higher Education from the perspectives of the educational research, REDU. Revista de Docencia Universitaria, 17(1), 59-72. doi: https://doi.org/10.4995/redu.2019.11177
  • Dewey, J. (1938). Experience and Education. New York: Kappa Delta Pi.
  • Fernández, I. (2017). Mejora de competencias: Introducción de la gestión de calidad en nuevas metodologías educativas, Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 21(2), 279-308. Recuperado de https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/59461/36173
  • Gámiz, V. y Gallego, M. J. (2016). Modelo de análisis de metodologías didácticas semipresenciales en Educación Superior, Educación XX1, 19(1), 39-61. doi: https://doi.org/10.5944/educxx1.15577
  • Grande, P. y González, M. M. (2015). La educación inclusiva en la educación infantil: propuestas basadas en la evidencia. Tendencias Pedagógicas, (26), 145-162. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5247176.pdf
  • Laurillard, D. (2012). Teaching as design science. New York: Routdledge.
  • Laurillard, D. et al. (2011). A constructionist learning environment for teachers to model learning designs, Journal of Computer Assisted Learning, 29(1), 15-30. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2729.2011.00458.x
  • Molano, E. G.; Sánchez, O. N. y Castillo, J. N. (2012). Aprendizaje con modelo TCPK y e-learning de la lógica de programación, Revista vínculos, 9(2), 57-72. doi: https://doi.org/10.14483/2322939X.4287
  • Onrubia, J. (2016). Aprender y enseñar en entornos virtuales: actitud conjunta, ayuda pedagógica y construcción del conocimiento, RED. Revista de Educación a Distancia, 50(3), 1-14. doi: https://doi.org/10.6018/red/50/3
  • Organización de Estados Iberoamericanos (OEI). Inclusión Educativa. Recuperado de https://oei.cl/inclusion-educativa/inclusion-educativa
  • Pineda, P. y Castañeda, A. (2013). Comunicación dialógica y ciberparlamentos españoles, Sphera Pública, junio, 44-63. Recuperado de: http://sphera.ucam.edu/index.php/sphera-01/article/view/197/168
  • Siu, K. W. & Lam, M. S. (2012). Public computer assisted learning facilities for children with visual impairment: Universal design for inclusive learning. Early Childhood Education Journal, 40(5), 295-303.
  • Touron, J. (2019). Aprendizaje personalizado y tecnología. [Mensaje en un blog]. Recuperado de https://www.javiertouron.es/aprendizaje-personalizado-tecnologia/
  • UNESCO (2016). Educación 2030: Declaración de Incheon y Marco de Acción para la realización del Objetivo de Desarrollo Sostenible 4. Recuperado de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245656_spa